E o autor?

Se eu for escrever minha biografia com ênfase na minha vivência sobre duas rodas, duas datas se destacam: 1960, quando comprei minha bicicleta, sem sequer saber andar nela, e 1984 quando comprei essa minha moto nas mesmas circunstâncias. Viajar de bicicleta, na adolescência, e de moto na maturidade, me levou a conhecer alguns maravilhosos lugares escondidos no Ceará e no Brasil, lugares que eu não teria conhecido de outra forma. Foram milhares de quilômetros percorridos e fotografados, com objetivos maiores que o simples prazer de viajar.

Mas, se você quer uma ficha de vida mais convencional, posso dizer que  nasci em Fortaleza, em 13 de março de 1944. Comecei a fotografar em 1967, enquanto cursava Letras na Universidade Federal do Ceará e ensinava português e inglês. Depois me mudei pro Rio, onde trabalhei na Manchete Press Agency, agência de notícias da Editora Bloch, (1969 – 1970). Noutro pulo, fui estudar nos Estados Unidos, graças a uma bolsa da Comissão Fulbright, onde obtive o mestrado em Fotografia para os Meios de Comunicação, na Syracuse University no estado de Nova York. Garantido o canudo, percorri em seguida, exercitando o fotojornalismo, os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa, trabalho publicado em 42 reportagens (texto e fotos) no jornal O Povo, logo que eu voltei pro Ceará.  Depois de 5 anos fotografando para a Escala Publicidade, em Fortaleza , tornei-me autônomo, fundando meu próprio estúdio onde passei a fazer fotografia profissional para o comércio e indústria cearense, ilustração fotográfica de livros, restauração e reprodução de fotos antigas, retratos, documentação da paisagem, ecologia e turismo no estado do Ceará, sobrando ainda tempo para a fotografia de expressão pessoal, documentando o movimento alternativo em todo o Brasil, as viagens de motocicleta e os meninos do Projeto Albanitos.  Meu trabalho autoral foi editado no livro “José Albano 40 Anos de Fotografia”, lançado em 2009 por essa mesma Terra da Luz Editorial.

Embora tenha sido contemplado com dois prêmios pelo conjunto do meu trabalho, ainda não pendurei as chuteiras pois agora,  já na minha fase digital, faço documentação fotográfica, junto ao meu irmão Maurício Albano, para o projeto “Comida Ceará” do Centro Cultural Dragão do Mar e continuo fotografando tudo o que me interessa na vida… e não é pouco!

E quanto ao assunto do Manual do Viajante Solitário, aos 66 anos continuo usando a mesma velha Honda ML 125cc. E, junto com ela, não tenho a menor inteção de parar de motociclar!

2 Respostas to “E o autor?”

  1. FERNANDA FERREIRA Says:

    BOA NOITE!!!

    SOU ESTUDANTE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO, EM BRASILIA-DF, TENHO A PRETENSÃO DE PRODUZIR UM VIDEO DOCUMENTÁRIO (TCC)… SOBRE ALGUMA COMUNIDADE ALTERNATIVA NO BRASIL,GOSTARIA DE SABER SE O VOCÊ PODERIA ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA, ENTREVISTA, MAIORES INFORMAÇÕES, QUALQUER AJUDA SERÁ BEM VINDA.

    MUITO OBRIGADA!!!

    FERNANDA FERREIRA

  2. Máximo. Albano.
    Admirável o caminho percorrido.
    Quero te convidar para um bate papo no meu programa chamado Viagens Sabáticas que acontece toda 2a feira as 11hs. na http://www.alltv.com.br
    Nos falamos.
    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: