Um capacete para chamar de seu

Quando a gente viaja pelo interior do Ceará, nas cidades e nas pequenas estradas vicinais, vê muita gente andando de moto sem a menor preocupação com segurança. Demais. Comum, mas muito comum mesmo, é ver famílias inteiras encarapitadas em cima da moto, na maior simplicidade (o que é ótimo), porém arriscando a vida (o que é péssimo). Raros, mas muito raros mesmo, são aqueles que usam capacete.

Espia só a marmota

Esse papo de segurança é na grande maioria das vezes visto como conversa mole, cricri. Claro que dá pra entender a falta de paciência das pessoas – principalmente dos jovens – em usar os equipamentos adequados. Sair por aí de capacete, com este calor, é mesmo muito chato! Mas acredite, mais chato ainda é perda de massa encefálica. Ô.

Quem anda de moto ou já caiu ou vai cair. Não tem jeito. E quem já caiu, vai cair de novo. A queda faz parte da vida do motociclista. Por isso a gente precisa mesmo se cuidar, prevenir, andar atento. Diminuir os riscos, minimizar os danos. Não adianta teimosia.

A boa notícia é que tem sempre um capacete certo para a cabeça-dura correspondente. Basta procurar o estilo de proteção que mais se adapte ao seu estilo de vida e de pilotagem. Passeando por este site encontrei as definições e imagens de alguns dos diferentes tipos de capacete disponíveis no mercado. Bora ver?

Capacete fechado

Capacetes fechados ou integrais. São os mais seguros, os mais completos, os mais vendidos, os preferidos pela maioria. Enfim, são os mais-mais.

Capacete aberto

Capacetes abertos ou modulares. São mais agradáveis de usar em climas quentes, mas não protegem o queixo. A pergunta é: o quanto você gosta do seu maxilar?

Capacete off road

Capacetes off-road. Ideais para uso esportivo, entre praticantes de motocross e outras modalidades todo terreno. Tem sua máxima eficácia com óculos adequados.

Capacete híbrido

Capacetes híbridos. Bom para quem viaja muito. A proteção do queixo pode ser deslocada para cima ou para baixo, dando um descanso sem precisar tirar o capacete.

Capacete curto

Capacetes curtos. Estes não protegem o queixo nem a parte lateral da cabeça. É mais para “fazer estilo”, mesmo. De qualquer forma, é melhor do que nada.

Viu? Tem capacete para todo gosto. Tem até mesmo para quem é cabeça-dura. Tem também pra todo bolso, não é por aperto de dinheiro que o motociclista vai arriscar a própria cabeça. O que não tem é desculpa para andar por aí sem capacete, correndo um risco enorme de perder a vida por uma bobagem dessas.

Como nem só de capacete faz-se a segurança do motoqueiro, vale dar uma passadinha na Associação Brasileira de Motociclistas e checar, antes de sair acelerando por aí, os 12 Mandamentos do Motociclista. Dê uma lida, não custa nada.

Anúncios

2 Respostas to “Um capacete para chamar de seu”

  1. Luciano Nunes Says:

    Grande Zé Albano,
    Ontem por acaso folheei seu “Manual do viajante solitário” na biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco, aqui em Recife. De cara gostei do texto e das fotografias. Li numa tomada só. Muuuuito bom. Você tem a leveza dos grandes escritores. Humilde, sincero e preciso. Não sou mais motociclista, mas continuo viajando muito de carro, ônibus, avião, barco, navio, e ultimamante, pratico ciclismo pelas veredas pernambucanas com alguns amigos. Seu livro é “chá de alecrim” na veia, a gente termina de ler e dá vontade de pegar a estrada. Parabéns a vc e a sua gloriosa ML.
    Luciano Nunes, Recife, PE.

    • Olá Luciano:
      Grato pelas palavras gentis! Você captou muito bem o espírito do livro e do meu estilo de escrever. Aprecio muito a opinião dos leitores e já tive o livro elogiado de várias maneiras mas descreve-lo como um “chá de alecrim na veia” foi a forma mais original e criativa que recebi até hoje! O livro teve distribuição nacional nas bibliotecas, por ser produto da Lei Rouanet de incentivo à cultura mas também existem exemplares à venda nas livrarias da rede Cultura e Saraiva em algumas capitais do Brasil. Se, ou quando, passar por Fortaleza, avise para podermos nos conhecer pessoalmente. Abraço do José Albano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: