Roberto Agresti, editor da RESVISTA DA MOTO!, comenta o “Manual”

O que lhe serve

Diante de infinitas opções, o comprador de automóveis deve avaliar, sobretudo, se o modelo atende bem ao propósito que será dado

por Roberto Agresti

“Meu amigo José Albano, fotógrafo cearense dos mais talentosos e famosos, lançou seu livro… na Bienal do Livro de São Paulo. Nele — cujo título é Manual do Viajante Solitário —, Zé Albano, como é comumente chamado pelos amigos, conta como viajou Brasil afora com sua Honda 125 ML durante mais de 20 anos, e por “Brasil afora” entenda-se o amplo sentido: do Ceará ao Rio Grande do Sul, e não apenas uma vez.

Zé é um gênio da imagem, mas não só da imagem. É do conceito também, mente privilegiada que determinou rumos precisos, mas não fixos e rígidos, a uma existência de 66 brilhantes e estimulantes anos. É e será exemplo para muitos. Seu livro é o que o título diz, pois ensina como qualquer um de nós poderá percorrer o Brasil (e o planeta) com o mínimo pois, convenhamos, uma moto de 125 cm³ fabricada em 1983, se não é o mínimo em termos de veículo de transporte, está próxima disso.

Mas Zé faz ver que o mínimo também é o máximo. Troca comodidade por simplicidade, luxo por essencialidade, complexidade por facilidade.

Eu, como editor de uma revista de motos, há mais de 20 anos recebo, ciclicamente, a mesma pergunta: qual é a melhor moto? Devolvo sempre a mesma resposta: para fazer o quê? ….
….Lembro-me de um trecho do livro de Zé Albano que fala que um carro pesa uma tonelada no mínimo, mas não é capaz de levar carga equivalente a seu peso, enquanto que sua Honda ML, que pesa pouco mais de 100 kg, leva até mais que isso se for o caso: FATO!…..”

Texto completo no link: http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/p334-o-que-lhe-serve.htm


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: